Aproveite essas dicas de
como reduzir o consumo!

Sua internet acaba assim que você termina de ver aqueles 3 stories da sua amiga no Instagram?

 

Whatsapp. Instagram. Spotify. Netflix. YouTube. Maps... E tem muito mais aplicativos disponíveis pra gente usar! O problema é ter um plano de dados que consiga suprir todos eles.


As operadoras oferecem diversos planos de internet para seus clientes, buscando cobrir todas as suas necessidades. Mas é bem difícil não chegar ao limite de 100% do pacote de dados com a quantidade de aplicativos diferentes que nos é oferecida. Existe aplicativo pra tudo: pra nos lembrar de beber água, pra montar a sua série da academia, pra assistir filmes e séries, ouvir música e controlar seu dinheiro. Tudo pensado para facilitar sua vida nos mínimos detalhes mas que, na maioria das vezes, consome intensamente seu plano de dados.

 

Com a tecnologia facilitando a vida de milhares de pessoas, seja para ter acesso a educação, à música e para falar com aquele parente que mora longe, fica bem mais fácil conseguir zerar o pacote de internet no celular. Segundo dados da ANATEL, o uso de dados da internet móvel triplicou em 2017 em relação a 2012, enquanto a média de ligações diminuiu 15% em relação ao mesmo período.

 

 

Esse uso intenso de dados móveis tem aumentado cada vez mais com as tecnologias 3G e 4G utilizadas atualmente no Brasil. Enquanto isso, tecnologias mais potentes já vem sendo implementadas nos EUA e na Europa e, em breve, poderão chegar ao país: a internet 5G. Isso significa mais opções de plano e também o encarecimento dos mesmos, por ser uma nova tecnologia no país. É de se esperar que as operadoras mudem os planos para coincidir com o que o usuário está buscando e a oferta de aplicativos. Algumas telefonias já oferecem de graça o acesso a alguns dos aplicativos mais usados sem descontar do seu pacote de dados, como o Whatsapp, Facebook e Twitter.


É legal lembrar que uma infinidade desses aplicativos oferece a oportunidade de você utilizá-los em modo offline também. Assim você poupa o gasto do seu plano com recursos online.

 

Para você não receber mais a mensagem “Seu pacote de dados chegou ao 100% de uso”, temos algumas dicas que vão te ajudar a não passar por esse perrengue todo mês:

  • Grey icon

    Desabilite o download automático de imagens, vídeos e áudios no Whatsapp.

  • Grey icon

    Assista a filmes e séries no Netflix somente em uma conexão

    Wi-fi, ou baixe o conteúdo. O serviço de streaming já permite tal ação.

  • Grey icon

    Habilite a opção “usar menos dados” no Instagram, já que o aplicativo consome bastante internet.

  • Grey icon

    Utilize aplicativos que monitorem o uso de dados do celular, como “My Data Manager” e “Datally”.  Algumas operadoras e marcas possuem aplicativos com essa finalidade.

Leve sempre em consideração o tempo que você gasta utilizando o seu smartphonee em quais aplicativos. Isso vai refletir diretamente no consumo do seu plano de dados. Agora que você já aprendeu um pouco sobre o uso de dados móveis, que tal descobrir quanto cada aplicativo gasta do seu plano de dados no final do dia? Baixe agora nosso material!